terça-feira, 23 de março de 2010

Semana Mundial da Água – 22 a 26 de março


Todos nós sabemos da importância de preservarmos os recursos hídricos. A água vai se tornar no futuro um dos bens mais preciosos que a humanidade poderá adquirir. Em muitos lugares do planeta já falta água potável para o consumo humano. Aqui no Brasil esse problema pode nos parecer um pouco distante, já que somos ricos em bacias hidrográficas , porém, muitas já estão poluídas e requerem um tratamento caríssimo para despoluição. Em breve, algumas regiões poderão apresentar problemas, o tão temido racionamento não será uma falácia, poderá vir a ser uma dura realidade. Se não abrirmos os olhos, logo sofreremos com a escassez desse bem tão precioso.
Bom, como já disse, isso não é nenhuma novidade. Diariamente os meios de comunicação nos dão avisos bem claros a respeito disso. Então, o que podemos fazer?? Economizar, é claro, diria o mais racional dos humanos, só que tem muita gente que parece não estar nem aí para o problema. A grande maioria das pessoas adultas ainda se recusa a mudar certos hábitos que as acompanham desde a infância, pois é lá que elas aprenderam como lidar com as coisas! Sendo assim, a única solução é a educação de nossas crianças, os futuros adultos.
Nós que somos mães, pais, educadores, todos temos que unir forças e passar novos conceitos, não só com relação ao consumo consciente da água, mas como um todo. Temos que ensiná-los que os recursos naturais estão aí para serem usados, porém com moderação e sem desperdícios. As previsões para o futuro do planeta e da humanidade são sombrias...cabe a nós começarmos a ensinar nossas crianças como agir para reverter esse quadro!!
Todos já sabem, mas é sempre oportuno relembrar alguns cuidados para não sofrermos com a falta desse bem tão precioso:

- Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduza o tempo para 10 minutos, e o consumo cai para 70 litros.
- Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo, são gastos 7 litros de água.
- Enquanto faz a barba, com a torneira aberta, um homem gasta 65 litros de água. Feche a torneira enquanto faz a barba, e só volte a usar água para enxaguar. Com a torneira fechada o consumo será inferior a um litro.
-Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas que não fecham a torneira durante a escovação gastam 10 litros.
-A válvula de descarga é um grande vilão no consumo de água. Sozinho o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência.
- Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora.
- Deixar a mangueira aberta enquanto lava o carro, nem pensar! Se você fizer isso vai gastar 360 litros. Não lave o carro. Se for imprescindível, use apenas a água de um balde pequeno.
- Lavar a louça da família também exige mudança de hábito. Se continuar lavando com a torneira aberta o tempo todo, serão gastos 112 litros por pessoa. Mude o hábito. Feche a cuba da pia, encha de água. Ensaboe toda a louça e enxágüe com água limpa. Se fizer assim, você vai consumir menos de 10 litros para lavar a louça.
- Procure usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas. Não lave roupas todos os dias. Espere acumular. Você vai economizar água e energia.
-A água que fez o último enxágüe das roupas, no tanque ou na máquina pode perfeitamente ser usada para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Também serve para molhar plantas, lavar carro, pisos e calçadas.
- Evite vazamentos:
  Gotejando simplesmente consome 60 litros por dia ou 2m³ por mês
  Vazando filete de 1mm consome 2.000 litros por dia ou 60 m³ por mês
  Vazando filete de 2mm consome 4.500 litros por dia ou 130 m³ por mês .
- Os vazamentos são grandes vilões. É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente.
- Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias.
- Quando você for viajar, feche o registro do cavalete de entrada d’água, evitando qualquer desperdício durante sua ausência.
- Evite lavar calçadas e carros várias vezes por semana, assim como irrigar demais os jardins.

As dicas são da SANEPAR (Compania de Saneamento do Paraná)

Gostou da leitura? Então, assine o Feed do blog, mande para seus amigos...ajude a espalher essa postagem!

5 comentários:

Victor S. Gomez disse...

Uma divulgação muito importante para melhoria do meioo ambiente. bj

Lilian disse...

Olá querida amiga Carla,

Recebi seu recadinho e vim ver, pois costumo votar em todas suas postagens, mesmo que não comente,pois o tempo não permite comentar nos posts de todos os amigos, como gostaria.

Mas, sabe, esse assunto de água, que consideramos de suma importância, percebi que não o é para muitos. Postei duas mensagens em sequência sobre "água" e o benefício que traz para a saúde, motivada na época que estava pela minha médica e não teve boa recepção.

É aquela coisa de interesse. Nós podemos gostar de um assunto e outros não. Acho que é por isso a falta de votos.

Mas divulgarei também por e-mail e farei indicação do seu post.

Parabéns pela matéria, pois está excelente.
Beijo no seu coração.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Editor disse...

Oi Carla, como te falei, suas matérias serão lidas sempre por mim.

A questão da água estar muito além do que escrevemos e pensamos, mas devemos fazer a nossa parte Em meu blog tenho uma matéria sobre água também.

Veja: Por que tomar água. Quais seus benefícios?
http://professormauroviana.blogspot.com/search/label/Qualidade%20de%20Vida

Charles Netto disse...

Parabéns votei no dihitt, e apoio todas as iniciativa em defesa do Planeta, parabéns pelo post.

Dani Allegretti disse...

Carla tem outro selinho para vc no meu blog, passa lá para pegar.
Beijinhos