quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dia mundial sem carro pode ser todo dia


Ontem foi comemorado o Dia Mundial sem Carro. Uma iniciativa brilhante que correu o mundo para nos fazer pensar sobre a real necessidade de utilizarmos o carro para tudo em nossas vidas. Tem gente que não anda duas quadras para comprar o pão de cada dia!!

É mais do que sabido que os automóveis que  utilizam  combustível fóssil são altamente poluentes e, que na medida do possível, temos que reduzir. Não somente nesse dia específico, mas em todos...
Temos que ficar atentos a outras possibilidades de locomoção, como a carona, a bicicleta, a caminhada e o transporte público. É bem verdade que nossa missão seria mais fácil se nossos governantes ajudassem, mas como não podemos ficar esperando por eles, cada um tem que fazer sua parte.
Ontem , não conseguimos ficar sem utilizar o carro, mas reduzimos um pouco. Fomos caminhando até a fonoaudióloga do meu filho. Foi divertido, pois as crianças conseguiram visualizar tantas coisas que sempre estiveram no mesmo lugar, mas que elas nunca tinham visto por estarem dentro do carro.

Fizeram um monte de perguntas e, é claro, aprenderam um monte de coisas novas!!! Além disso, as crianças precisam ir adquirindo a consciência de que o mundo que os espera não vai ter tanta fartura de recursos como temos no presente! É uma dura realidade, mas cabe a nossos pais ir mostrando isso aos poucos...
Pretendo repetir mais vezes a experiência. Acredito que foi bem educativa e divertida! Daqui para frente,  teremos vários dias sem carro!

Gostou da leitura? Então, assine o Feed do blog , mande para seus amigos...ajude a espalhar essa postagem!

8 comentários:

Carlos Ribeiro disse...

Olá, Carla.
Legal tua postagem, mas tenho uma objeção: não adianta deixarmos nossos automóveis em casa e dia 03 de outubro votarmos em políticos que optaram pelo modelo rodoviário!

Minha argumentação não objetiva fazer apologia a nenhum candidato ou partido (para mim, todos têm uma visão imediatista sobre transporte no Brasil).

Motores impulsionados a combustíveis fósseis são poluentes sim, mas como engenheira tu deves saber que já há estudos indicando que veículos elétricos são uma escolha errada a longo prazo!

Os componentes químicos das baterias destes veículos (assim como celulares, notebooks, etc) geram resíduos muito mais poluentes do que os produtos da combustão dos velhos motores utilizados há décadas.

Tu consegue viver sem celular, Carla?

Não quero desconstituir tua postagem, ela é válida. Mas enquanto passamos um dia sem automóvel jogamos fora toneladas de resíduos pesados (níquel, cádmio, chumbo, ...) por dia.

Já existem árvores artificiais 1/3 mais eficientes que árvores naturais no processo de renovação do ar. Carro elétrico não é a solução.

A solução para o transporte são linhas de transporte de massas: aeromóvel, trem, barcos, etc.

Quando a América Latina Logística foi criada (a ALL), prometia em 2 ou 3 anos reativar o transporte de passageiros em trens. Uma ótima notícia para quem dependia de avião (um grande produtor de poluentes) ou de ônibus para se deslocar entre um estado e outro no Brasil.

Proprietários de grandes frotas de ônibus interestaduais compraram a ALL para enterrar o projeto de transporte de passageiros.

Carla, que tal propormos um dia sem avião?

Não adianta condenarmos o automóvel e continuar a votar em políticos que adotaram este modelo como solução de transporte neste País!

Elegemos o automóvel como o grande vilão enquanto tecnologias que cabem no bolso silenciosamente poluem o planeta. Condenamos os veículos automotores quando deveríamos condenar a nós mesmo por nos deixarmos governar por um modelo político que há décadas elegeu a opção rodoviárias para o País.

Pense nisto, Carla.

Abraços

BLOGZOOM disse...

Isso foi muito bom. Aqui no Rio o Metro já está saturado. Outro dia eu usei num horario que não deveria (em outros tempos) estar lotado. Estava!!! mal acreditei e fiquei pensando como seria cedo e a noitinha! Além de que parou uns 10 minutos num lugar antes de chegar numa estação!

Andar de bicicleta é excelente em vários aspectos, pegar carona deveria ser algo mais praticado.

Eu creio que mais um pouco o engarrafemento tomará conta o dia inteiro das principais ruas e avenidas do Rio a ponto de não se movimentar mais.

Bjs

Mamãe caprichosa disse...

OI Carlos!

Em minha postagens eu procuro não me extender muito, mesmo porque esses tipo de assunto é mais complexo do que parece.
Em meu texto, eu coloco que todos temos que fazer a nossa parte e, como mãe ou pai, temos que mostrar a nossos filhos maneiras diferentes de sobreviver nesse caos que o nosso planeta está se transformando!!
Quando escrevi que os governantes poderia nos ajudar, isto é fazer a parte deles, eu me referi exatamente ao fato de que eles deveriam melhorar o transporte público e criar novas maneiras não poluentes!! Eles vão fazer isso??? Com certeza não....vc pode votar na Dilma (eu não) ou no Serra, ou até na Marina...nenhum está um pouco preocupado com isso...então....fico com a minha ideia de que cada um tem que fazer a sua parte!!! Em todos os sentido!!! Pequenas atitudes somadas podem gerar grandes resultados!!
Abs e muito obrigada por sua participação!!
Carla

Anônimo disse...

Carla, se as pessoas pensassem como vc, o mundo seria bem melhor.
Sem demagogia. O sedentarismo, a preguiça, o egoísmo e a falta de consciência são características comuns nas pessoas. Mas vc é mãe, exemplar que pensa na educação e futuro dos seus filhos. Ensina, educa, orienta e participa. Parabéns pelo artigo e pelo exemplo.
Bjs.
Edgard Shigenaga

Carlos Ribeiro disse...

Concordo contigo, Carla. Abraços

Unknown disse...

Carla, adorei seu blog, lindo, criativo e comprometido com a educação das nossas crianças e a natureza! Sou mãe também de três filhos (6 anos, 4 anos e 11 meses) e imagino o corre-corre que você deve passar com seus filhotes!

Se tiver um tempo, dá um pulinho no meu blog: http://ivanacoisademae.blogspot.com/

bjos!

Ivana

Pelos caminhos da vida. disse...

Dando uma voltinha pela blogsfera, conhecendo novos blogs, fazer novas amizades assim cheguei até o seu.

Fica aqui o convite para conhecer o meu blog, será um prazer te receber.

Bom domingo.

beijooo.

Pelos caminhos da vida. disse...

Vim te falar Mamãe Caprichosa que vc pode seim publicar o texto que vc gostou.

Um bom dia pra vc e, obrigada pela sua companhia.

beijooo.