quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Um basta no comodismo.

Hoje, como faço todas as semanas, fui ao supermercado. Peguei várias coisas que precisava, e um monte de outras que “não” me faziam falta alguma!! Deixa pra lá...
Cheguei no caixa e ele começou a passar meus produtos. Mais que depressa, sem perguntar nada, o empacotador pegou várias sacolinhas e começou a colocar as minhas compras. Pedi a ele, gentilmente, que não usasse sacolinhas plásticas, que colocasse tudo nas caixas de papelão que o supermercado disponibilizava e que os legumes e frutas fossem colocados na sacola retornável que dei para ele. O que aconteceu?? A mesma coisa de sempre. O empacotador olhou para mim, como quem diz... ”para que essa frescura?”!!
Toda a vez é a mesma estória. Eu fico pasma de ver como as pessoas não se importam com o que está acontecendo ao redor delas. O efeito estufa e tantas outras coisas que escutamos não são brincadeirinhas inventadas por um “chato” qualquer. São acontecimentos que fazem parte do nosso cotidiano e vão afetar, profundamente, as próximas gerações. E porque as pessoas não se importam? Porque não estarão lá? Será que é isso?
Não acredito que seja ignorância, pois não se fala em outra coisa nos jornais e revistas. Acho que é puro comodismo. As pessoas pensam: “Porque vou me preocupar com isso se os outros não fazem nada?” Aí é que está o problema. Um empurra para o outro e nada é feito. Poucas são as pessoas que tem essa consciência de fazer o que é certo, independente de os outros fazerem ou não.
Temos que reverter essa situação. O futuro passa pelas mãos de todos...
Nós enquanto cidadãos, eu aqui falo em especial para as mamães, temos que dar o exemplo. Chega de comodismo! Não custa nada, é só uma questão de incorporar um hábito novo, o de ter sempre em mãos uma sacola retornável ou de utilizar-se de embalagens de papel ou papelão. Tem muitos supermercados que, mesmo timidamente, já estão espalhando essa ideia. Vamos lá!!! Todos colaborando, dando exemplo, as coisas podem mudar.





Nenhum comentário: